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Psicoterapia

“Torna-te quem tu és” (Nietzsche)

 

O processo psicoterapêutico é uma jornada. Talvez seja um dos maiores desafios que uma pessoa pode viver, envolvendo um ato de coragem e disposição.

 

A palavra psicoterapia deriva do grego e significa “curar a mente” (psykhe - mente, e therapeuein - curar). É um tipo de terapia que tem como meta o bem-estar psíquico do paciente.

 

Além da finalidade de tratar pessoas que sofrem de problemas psicológicos (ansiedade, depressão, transtornos alimentares, traumas, dificuldades de relacionamento, entre outros), a psicoterapia também contribui para o autoconhecimento. Portanto, ela pode ser uma grande aliada não só para os que buscam condições para suportar o sofrimento psíquico, mas também para os que estão empenhados na busca pelo desenvolvimento pessoal, autonomia existencial e plenitude da vida.

 

Como funciona?

 

É um processo dialético (ou seja, baseado na mediação verbal), de caráter privativo, sigiloso e sem julgamentos. Diferente de uma conversa que podemos ter com um amigo ou de um conselho que recebemos baseado no senso comum, o terapeuta passa a conhecer a história, a personalidade e aspectos psíquicos conscientes e inconscientes do paciente. Sob medida e de forma gradual, terapeuta e paciente trilham um caminho no qual a pessoa passa a tornar-se mais consciente de suas ações, pensamentos e sentimentos.

 

Geralmente as sessões são semanais, com duração de 50 minutos. Terapeuta e paciente sentam-se frente a frente e o terapeuta desempenha um papel ativo para auxiliar o paciente a identificar e focar em áreas importantes.

 

Vale frisar que o resultado de uma psicoterapia é, em grande parte, influenciado pela qualidade do relacionamento entre o terapeuta e o paciente. Portanto, é importante que exista um forte elo de identificação e confiança de ambas as partes.


 

Atendimento On-line

 

Consultas e atendimentos psicológicos on-line são regulamentados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). Para que possam fluir com qualidade, alguns critérios devem ser respeitados, tais como:

 

  • Local reservado, sem interrupções e que garanta a privacidade

  • Internet com boa conexão

  • Recomenda-se o uso de fones de ouvido

 

Dentre as principais vantagens do atendimento on-line, podemos destacar a flexibilidade, a eliminação do fator “distância” (o paciente pode estar em qualquer lugar do Brasil ou até mesmo em outro país) e a economia de tempo e custos com o deslocamento.

 

As ferramentas que utilizo para as videochamadas são, preferencialmente, Google Meet e Zoom. Se o paciente preferir ou considerar mais fácil, o Whatsapp também pode ser utilizado.

 

Importante: casos graves e situações de urgência ou emergência requerem atendimento presencial.

Image by Alexander Rumpel
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